segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Paisagem


Texto de autoria da Thayrinne Yasmim.

Era uma vez um guerreiro antigo... espere! Por que “Era uma vez...” se esta história é tão atual e tão habitual? E por que guerreiro antigo se o personagem existe em nosso século? O fato é que todas as boas histórias começam com “Era uma vez...”, e que o leitor com o tempo vai perceber que guerreiros antigos existem em todas as épocas e que histórias como essa teimam em acontecer.
Retomando o fio da meada... Era uma vez um guerreiro antigo, que era antigo pela época em que viveu e não por sua idade; era jovem, forte e saudável. Em sua história, a experiência era grande, mas no coração daquele guerreiro tudo era ausência, saudade. Saudade do que ele nunca teve e do que ele nem ao menos conhecera.
Ele travava uma batalha a cada dia, vivia uma aventura de cada vez, subia em seu cavalo, vestia sua capa e estava preparado pro que vier, pra missão que recebesse. Mas quem disse que o coração daquele guerreiro era duro como sua armadura?
Aquele guerreiro, que a partir de agora vamos chamar de Miguel por ser este seu nome de batismo, havia acabado de vencer uma de suas mais históricas batalhas, lutara ele e seus companheiros de Ordem contra os morgadorianos em defesa da honra do rei D. Filipe II, um velho amigo da infância que teve. Ao fim da batalha que ficou conhecida como Guerra dos 30 dias em função de sua demora, Miguel e os demais cavaleiros foram convidados a comemorar e descansar no Castelo de D. Filipe.
(...)
D. Filipe na tentativa de agradar seus amigos ordenou que fossem trazidas várias mulheres para o seu divertimento. No entanto, nosso célebre guerreiro resolveu fugir um pouco das vozes e cantorias e viu-se a andar pela cidade, fascinado pela lua que naquele dia parecia brilhar mais que nunca. 
(...)
 Ao olhar ao redor, ele se deparou com um lugar de beleza inigualável, um lago com palmeiras altas que guardavam a lua entre elas, sua sombra refletida no espelho das águas e ao fundo o castelo com suas muitas torres iluminadas. Ali, sentada em uma pedra, uma mulher que, para ele, era a parte mais bela da paisagem.



O guerreiro não se aproximou, preferiu de longe admirar a cena por várias horas. As festas duraram quantos dias durou a batalha, durante todos aqueles dias Miguel se retirava do castelo e tomava o caminho daquela paisagem. Todos os dias ele a via, mas sentia-se de forma diferente a cada dia, muitas perguntas lhe vieram a cabeça e muitas vontades também. Por momentos aquela mulher da paisagem o olhava e quando seus olhares se encontravam tudo ao redor sumia: as luzes do castelo, o brilho da lua e sua sombra refletida, tudo desaparecia.
Não havia outras palavras para descrever aquele sentimento a não ser dizer que Miguel estava encantado, apaixonado. Um guerreiro apaixonado em meio a uma batalha desconhecida, onde não havia estratégias que lhe parecessem funcionar. “O que fazer? O que dizer?” Estava o guerreiro em uma teia de dúvidas, teia de sentimentos, mas os sentimentos não eram duvidosos. O que permanecia intacta era sua fé, aquele cavaleiro que sempre teve Deus por juiz sabia que ele lhe ajudaria dando a coragem e o discernimento que a situação exigiria.
No dia que resolvera agir aquele homem não cabia em si de medo e ansiedade no que estava por vir. Ao ver sua amada, as palavras de tão ensaiadas lhe fugiram. Mas o olhar, aquele olhar de apaixonado disse tudo. Naquele momento ele soube que mesmo sem palavras ela sentira o que ele sentira.
E de repente, ao tocar sua mão a sentiu estremecer, borboletas voavam pela sua barriga. Como era bom olhar naqueles olhos, sentir aquele toque e se sentir cheio; cheio de uma emoção que nunca sentiu nem em suas mais magníficas vitórias.
E enquanto aquela noite guardava o sol em forma de lua, permaneceram ali aqueles dois amantes sob o brilho radiante das estrelas. Das paixões que tivera aquele guerreiro nenhuma se assemelhou àquela. Olhares que enfeitiçavam, pequenos gestos que seduziam, corpos inquietos. Naquele momento, chamas de dois mundos transformaram-se em um só...
Quanto tempo passou não se sabe ao certo, mas a paisagem noturna continuou a se repetir. Miguel fez então àquela mulher uma única pergunta: “-Porque todas as noites você vem admirar a lua?”, ela respondeu que precisava sempre estar com a mente e o coração voltados para a luz e que agora já podia sair dali, pois sua luz agora era aquele guerreiro.
Ao andarem pela cidade vazia, as mãos unidas como se fossem uma só, Miguel resolveu parar e pegar pequenas rosas de um jardim qualquer para presentear aquela mulher; já não era mais noite, os primeiros raios de sol abrilhantavam o horizonte. Usou sua espada para cortar as rosas, entretanto, o orvalho molhou suas mãos e os afiados espinhos feriram seus dedos, mas o singelo presente foi dado e recebido de bom grado. Fazer surgir aquele lindo sorriso naquele rosto de mulher o fez sentir-se um homem realizado.
Já no castelo, Miguel foi chamado pelo mestre de sua Ordem e avisado que dali a algumas horas eles partiriam, pois uma nova batalha os esperava. Sempre tivera sido fiel a sua Ordem e a seus companheiros. O juramento de fidelidade feito quando menino não fora esquecido. Miguel pensou naquela mulher e mesmo tendo que deixar parte de seu coração naquela pequena cidade, não poderia abandonar a Ordem, cumpriria seu dever como guerreiro e protetor do povo. Levaria, entretanto, em seu coração e em sua cabeça aquela mulher, o amor que ele nunca tinha conhecido e que agora lhe parecia claro como a água daquela paisagem que também jamais esqueceria.
O fato é que Miguel provavelmente jamais voltaria àquela cidade e que se um dia voltasse nunca seria para ficar. Era um guerreiro andante, sua vida era batalhar, defender, até que um dia a morte o levasse. Caso retornasse um dia, aquela linda mulher por quem ele se apaixonara teria então outra paixão, e ele também teria outras pelo caminho, mesmo que incomparáveis.
Ambos sabiam, havia chegado a hora de dizer Adeus. O tempo que  se passou certamente não seria esquecido; cada momento agradável ao lado de quem se ama é eterno, assim como a história que se agrega à vida de cada um dos amantes. Muitas histórias formam a história da vida de uma pessoa, e muitas histórias de vida formam a história da sociedade. Você tem que deixar algo seu para o mundo, mas pra isso é preciso força de vontade, é certo e fácil entender: O que se faz na vida ecoa na eternidade!
FIM

Sim, caro leitor, lamento decepcioná-lo, mas esta não é uma história de amor eterno, pois amores eternos não são atuais e muito menos habituais, amores eternos não existem. Histórias, porém, existem, são eternas e todo mundo as tem. Apesar da distância entre os tempos modernos e a sociedade medieval, hoje ainda se cruzam estes mesmo amados e amantes, em diferentes cenários, mas ainda os mesmos. A vida continua gostando de brincar com os corações e a lua continua sendo a testemunha dos amores. Na história sempre ficará as figuras de romances em que se fazem presentes as maravilhas do amor e a dureza e imprevisibilidade do destino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário